Confira o passo a passo para montar a sala de reuniões ideal

Um dos ambientes mais importantes de uma empresa é a sala de reuniões, local onde são desenvolvidos projetos, fechados negócios e onde grandes ideias podem surgir. Com um layout bem projetado, a sala de reuniões pode contribuir para melhorar a performance dos colaboradores e clientes. Uma sala bem configurada também pode reduzir os custos com viagens porque torna a intereção entre as equipes de diferentes localidades mais ágil e eficiente.
Alguns itens são determinantes para criar a sala ideal: o arranjo das mesas e cadeiras, monitores de vídeo com alta qualidade, fontes de energia visíveis, iluminação e acústica adequada, móveis ergonômicos, decoração e móveis sintonizados com a imagem que a empresa transmite.

Confira abaixo o passo a passo para montar a sala de reuniões ideal para o seu negócio:

1 – A disposição dos móveis
A forma como estão dispostas as cadeiras e mesas ajudam a direcionar a atenção do público, sempre considerando a quantidade de pessoas. Basicamente são quatro os formatos:
– Estilo clássico de sala de reuniões: uma única mesa no meio da sala com os participantes sentados em todos os lados. Essa configuração é adequada para sessões interativas que exigem espaço de trabalho e uma linha visual clara entre os participantes.

– Forma em U: mesas em U, com cadeiras colocadas do lado de fora da mesa, são ideais para um público de no máximo 25 pessoas. É ideal para grupos de discussão com um apresentador e uma apresentação em vídeo.

– Estilo sala de aula: quando os participantes estiverem trabalhando em laptops ou tomando notas, uma configuração de sala de aula é mais adequada. Este modelo facilita o diálogo entre o apresentador e o público.

– Estilo teatro: essa configuração consiste em alinhar cadeiras em fileiras de frente para a sala sem mesas. Os participantes geralmente não precisam interagir ou fazer anotações.

– Estilo banquete: eventos com refeições funcionam melhor com uma configuração em linhas de tabelas paralelas entre si e perpendiculares à parte frontal da sala. Desta forma, os participantes podem facilmente ver e ouvir as informações apresentadas.

2 – Atenção aos displays de vídeo
Uma boa qualidade de vídeo é um requisito essencial na maioria dos espaços de reunião. O tamanho da tela é uma das primeiras decisões a serem tomadas, pois um monitor LCD de grande formato pode comunicar informações de forma eficaz e melhorar o ambiente de uma pequena sala de conferências. As telas de LED ou video walls de LCD, por sua vez, podem ser uma ótima solução, proporcionando imagens perfeitas e de alta qualidade com ótima aparência em qualquer lugar.

Leve sempre em consideração estes itens para montar a sala de reunião ideal: clareza de imagem, modelos touch para interações, disponibilidade de aplicativos para praticamente qualquer necessidade de apresentação, alta durabilidade, gerenciamento inteligente de energia que garante operação contínua e um design que permita a instalação, manutenção e monitoramento simples. A Leyard oferece uma série de modelos que incorporam essas características.

3 – A fonte de energia
A fonte de alimentação é essencial para uma sala de reunião perfeita. Os modelos da Leyard estão disponíveis com redundâncias de energia, o que contribui para garantir a operação contínua. Além disso, muitos modelos são projetados com controle térmico, permitindo operação ultra silenciosa sem ventiladores ou ventoinhas.

O Clarity Matrix G3 da Leyard conta com o recurso Remote Power Supply (RPS). O RPS possui n + 1 fontes de alimentação redundantes hot-swap, circuitos redundantes de entrada, temperatura de operação minimizada e recursos de monitoramento de status. Outro ponto importante para a sala são as tomadas, que devem ser abundantes, para que todos os freqüentadores do espaço tenham acesso.

Se quiser saber mais detalhes de como montar sua sala ideal entre em contato com a equipe da Leyard: http://www.leyard.com.br/contato/