Jornalismo da Record ganha dinamismo com novas tecnologias de LED

Projeto assinado pela Leyard Brasil equipou os estúdios da emissora no bairro Barra Funda, em São Paulo

A Rede Record, uma das maiores emissoras de televisão do Brasil, entrou recentemente para a lista dos principais cases tecnológicos de broadcasting do país. No último ano, os estúdios da rede no bairro Barra Funda, em São Paulo, passaram a operar com dois dos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado: o TWA e o UltraRes da Leyard, líder mundial no fornecimento de soluções de visualização digital.

O TWA é o produto mais avançado para uso em estúdios de televisão, com melhor desempenho na exibição das cores e resolução de 2k. Para o projeto da Record, a resolução escolhida foi a de 1.2mm pixel pitch, com 4,80 metros de largura por 1,35 metro de altura. O TWA é internacionalmente reconhecido por oferecer dupla fonte de eletricidade, dupla entrada de sinal para vídeo e design que permite melhor alinhamento entre os módulos de LED.

A outra solução instalada, o UltraRes, se destaca pela tela touch de 98 polegadas, utilizada na apresentação de conteúdos interativos durante o telejornal. Trata-se do único equipamento disponível no mercado com entrada SDI de fábrica, permitindo o uso de ferramentas televisivas profissionais. Com tela 4k, o Ultrares permite exibir até quatro conteúdos simultâneos sem necessidade de processamento externo. Possui, ainda, 32 pontos de touch e uma área de exibição de 2,22 metros de largura por 1,28 metro de altura.

“Toda essa tecnologia Leyard instalada nos estúdios da Record viabiliza entradas de links ao vivo e a interação do apresentador com repórter em tempo real. Além disso, a supertela compõe o cenário de forma dinâmica e moderna, permitindo a exibição simultânea, por exemplo, da previsão do tempo ou de tabelas e estatísticas. Esses conteúdos podem ser alternados rapidamente, pelo controle touch”, explica Orlando Custodio, CEO da Leyard Brasil & América Latina, sediada em Curitiba.

“A modernização dos estúdios inclui uma série de vantagens para a Record. A qualidade em 2K do grafismo possibilitou novas aplicações com muito mais informação gráfica e qualidade. Além disso, com o painel em 2K, ao fechar o zoom no apresentador mantemos muito da qualidade dos vídeos e gráficos exibidos no telão. O resultado foi uma maior utilização do painel com informações de alta relevância na programação”, conta o gerente técnico de projetos da Record, Antonio Carlos Sobrinho.

Os estúdios modernizados, que anteriormente eram usados nas transmissões locais da emissora, agora exibem programas nacionais e recentemente apresentaram as entrevistas com os presidenciáveis de 2018.