Leyard inaugura o maior painel de LED da América Latina no SPORTV

Tela de 33m² está no novo estúdio do canal de esportes da Globosat

A Leyard, empresa líder mundial em painéis de LED, inaugurou no início de fevereiro o maior painel de LED da América Latina nos estúdios do canal de esportes SPORTV, do Grupo Globo/Globosat.

A estreia aconteceu na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coréia do Sul, com transmissão ao vivo pelo SPORTV. A tela maior possui 9,72 x 3,40 metros, com resolução de 6146 x 2160. Uma segunda tela com 5,47 x 1,70 m e resolução de 3456 x 1080 também foi instalada, ambas com 1.5 mm de pixel pitch.

“O painel que opera no estúdio do SPORTV é o mais avançado do país em tecnologia, tanto em conceito como em operação, e será a base para a cobertura dos principais eventos esportivos do canal. Foi um projeto ousado, que contou com o respaldo de todo o nosso time de tecnologia, resultando em um painel que realmente impressiona”, explica Orlando Custódio, CEO da Leyard Brasil e América Latina.

Entre as grandes novidades do maior painel de LED da América Latina estão os gabinetes de LED compactos e fáceis de manusear, que proporcionam o ajuste exato em qualquer tamanho ou configuração, inclusive em instalações côncavas. Os gabinetes foram projetados para um formato de 16:9 e os painéis se adaptam aos conteúdos e fontes full HD e 4K. A série Leyard TVF proporciona uma imagem nítida, com visualização do tom mais profundo de preto, e os amplos ângulos de visão permitem excelente uniformidade, em cor e em brilho, mesmo nas maiores aplicações. “Apresentamos neste painel uma tecnologia ideal para estúdios de TV, com telas sem coolers e silenciosas, perfeitas para ambientes que exigem baixo ruído”, acrescenta Orlando. O painel praticamente não conta com cabos traseiros, o que facilitou a instalação, as telas possuem redundância de sinal e de energia, tornando-as de fato um produto confiável para uso em emissoras de TV e programas ao vivo. O acesso frontal do equipamento também foi um fator determinante para a escolha, eliminando a necessidade de um espaço traseiro mínimo.

A busca por inovação foi o motivador da criação do novo estúdio. É um ano importante para o esporte, como os jogos de inverno e Copa do Mundo, e uma estrutura desse porte reforça o posicionamento da Globosat de sempre inovar e buscar as melhores soluções de comunicação.

O investimento do Grupo Globo/Globosat para garantir aos telespectadores a melhor qualidade de imagem e conteúdo foi inédito. A emissora construiu um estúdio com 8 metros de pé direito e em um formato inovador, sem bastidores. Desta forma o telespectador tem uma visão 360º de todo o espaço. O investimento da Globosat também incluiu quatro câmeras robô de alta tecnologia, com operação remota, para cobrir os 175m² de todo o estúdio, que é dividido em dois andares.