Porque a Ipiranga está expandindo o projeto de painéis de LED em seus postos de gasolina

A Rede Ipiranga optou por digitalizar a comunicação na fachada de suas lojas, eliminando processos de impressão e troca de banners em lona

A Rede de Postos Ipiranga resolveu inovar na comunicação da fachada de suas lojas. A necessidade de informar periodicamente os clientes sobre promoções, atrativos e novidades da empresa se tornou maior do que permite o processo de produção, impressão e instalação de materiais como banners e outros tipos de painéis em lona. Desde 2016, faixas eletrônicas já foram instaladas em mais de 700 postos.

Inovação e segurança

Um projeto desta grandeza precisa ser muito bem estruturado e baseado em fatos concretos e robustos. Para colocar em prática esse ousado projeto, a Rede Ipiranga apostou na qualidade dos equipamentos Leyard, marca líder mundial no segmento de painéis de LED e sinalização digital. “Em 2016, nós realizamos um piloto desse projeto em 50 lojas. Em 2017, ultrapassamos a marca de mais de 700 postos e a expectativa é equipar pelo menos mais 600 ainda este ano”, conta o CEO da Leyard Brasil e América Latina, Orlando Custódio.

Agilidade e logística

Com a comunicação através dos painéis de LED, a cada nova campanha, a empresa não precisa promover o exaustivo processo de substituição de banners em cada um dos milhares de postos da rede espalhados pelo Brasil. Basta criar um conteúdo digital e, por meio de software especializado, distribuí-lo imediatamente a todos os pontos com as placas de LED ativas em suas lojas.
Um dos grandes diferenciais da comunicação digital é a possibilidade de gestão de conteúdo pelo departamento de marketing. “Aprovada uma nova campanha, basta clicar num botão e atualizar a divulgação nos painéis de toda a rede (em diversas cidades)”, explica ele. Esse processo, quando realizado de forma manual, exige que muitas empresas tenham que criar peças que sejam impressas em gráfica, depois esperar a tinta secar, despachar para suas lojas via Correios e ainda checar se foram devidamente instaladas pelos encarregados. “Isso exige tempo e alto custo!”, lembra Orlando.

Retorno do Investimento

O aumento dos resultados no resgate de pontos, trocas de óleo e vendas nas promoções dentro das lojas de conveniência com os painéis de LED no postos de gasolina são o maior respaldo para a expansão do projeto dentro da Rede Ipiranga. “Sabemos que uma mudança sempre é algo difícil de ser administrado, mas com os resultados dos painéis já instalados sendo apresentados para os franqueados, a migração para a tecnologia dos displays de LED está se tornando mais simples”, completa o executivo.

Tecnologia e design:

A equipe dos Postos Ipiranga também foi fundamental para a criação e desenvolvimento das campanhas e design das peças visuais para que as apresentações ficassem claras e a comunicação gerasse o resultado desejado. O processo de definição do produto se inicia desde a escolha do equipamento utilizado, os estudos para a definição da resolução mais adequada à mídia que será inserida no painel, até a infraestrutura que os postos possuem e a preparação da Leyard para o atendimento e suporte em qualquer posto da rede no Brasil. O modelo definido para este case foi o CV 10 mm, com de 3,84 m de largura por 0,96 m de altura por se adequar às necessidades do projeto da Ipiranga.

Para saber mais, acesse www.leyard.com.br.