Você sabe o que é pixel pitch?

Você com certeza já ouviu falar em pixel pitch, mas você sabe o que é isso? O pixel pitch descreve a densidade dos pixels em um display de LED e está diretamente relacionado com a resolução. A nomenclatura utilizada para esta medida pode ser o “pitch” ou simplesmente a letra “P” (P2, P5, P10 etc). Ela define a distância em milímetros do centro de um pixel até o centro do pixel adjacente. Portanto, um pixel pitch menor significa que há menos espaço vazio entre os pixels, o que equivale a maior densidade de pixels e melhor resolução de tela.

“O pixel pitch é importante porque influencia a distância de visualização ideal de um painel de LED. Uma imagem permite bordas mais suaves e detalhes mais finos com valores mais baixos de densidade de pixels. Isso permite que o espectador fique mais próximo da tela e desfrute de uma imagem nítida”, explica Orlando Custodio, CEO da Leyard Brasil & América Latina.

Ao determinar a distância de visualização e o espaçamento de pixels, a regra geral é que um espaçamento de pixel menor permite uma distância de visualização mais próxima. Por outro lado, um maior espaçamento de pixel aumenta a distância mínima de visualização. Portanto, uma tela de 1,2 mm terá uma resolução significativamente maior e uma distância de visualização ideal mais próxima que a de 16 mm.

Embora a maior densidade de pixels ofereça melhor qualidade visual, ela não é a opção ideal para todas as situações. A densidade adicional de pixels destina-se a uma distância de visualização mais próxima. “Uma distância de visualização maior, a maior densidade de pixels perde suas vantagens visuais e simplesmente aumenta o custo da exibição”, detalha Custodio.

Pixel pitch e suas aplicações
O menor tamanho de pixel definitivamente oferece maior resolução, mas é mais caro. Os consumidores podem obter o melhor custo-benefício para sua tela de LED determinando a melhor distância de visualização. A distância de visualização ideal é o ponto em que a fidelidade da imagem é mantida, mas se o observador se aproxima muito a qualidade da imagem diminui ou a tela aparece pixelada.

Por exemplo, um monitor com a função touch precisará de uma baixa densidade de pixels para produzir imagens nítidas para o público. Mas uma tela de LED mais distante dos espectadores, como a pendurada em uma arena, poderia sair com um pixel pitch maior. A resposta mais rápida é que um tamanho menor de pixels sempre lhe dará uma imagem de melhor qualidade, mas o investimento não será o ideal se a tela não for vista de uma distância suficientemente próxima.

A indústria adota duas metodologias para determinar a distância de visualização aceitável:

• Distância da Acuidade Visual: também conhecida como distância da retina, é um cálculo formulado da distância que uma pessoa com visão 20/20 deve afastar de uma tela de LED para ver uma imagem coerente que não esteja pixelada. O cálculo é: pixel pitch x 3,44 = acuidade visual em metros.

• A Distância de Visão Média e Confortável: é uma estimativa do que seria uma distância de visualização confortável para a maioria das pessoas. Essa é uma estimativa subjetiva e levará em conta variáveis como a visão dos olhos de uma pessoa, a resolução do conteúdo e o tipo de conteúdo.

Apesar das metodologias serem úteis, a distância de visualização de uma tela é basicamente o que o proprietário da tela acha confortável. Na tabela abaixo você encontra algumas medidas de visualização que podem ajudar na seleção do painel de LED: